Quem quiser
demonstrar a cultura gaúcha visualmente vai ter um retângulo cujas pontas
ostentam cores diferentes com um dégradé em direção ao centro. No ponto mais
equidistante das extremidades vai existir um matiz difícil de identificar a que
lado pertence. Assim é a cultura do Rio Grande do Sul, composta por dois
movimentos distintos, mas iguais. Há o tradicionalista que não compreende ou
não gosta do nativismo e o nativista que não entende ou não aprecia os rituais
do tradicionalismo. Porém há aqueles que, como no matiz central do quadro
imaginário proposto, ora são interpretados como tradicionalistas, ora como
nativistas. Transitam nos dois campos culturais com a mesma notoriedade e
legitimidade. Luiz Carlos Barbosa Lessa, recentemente falecido, considerado o
maior teórico do tradicionalismo, registra em seu livro Nativismo, que a cada
trinta anos surge um novo "ismo". Menciona o gauchismo de Cezimbra
Jacques em 1889, regionalismo por volta de 1920, o tradicionalismo em 1947 e o
nativismo a partir da década de 70. Complementa o folclorista: em 2000 deve se
cuidar para não haver o "barulhismo". Seu temor tem uma certa ponta
de razão, mas ele não prevê o possível momento do centrismo na cultura gaúcha.
Definir o tradicionalismo e o nativismo parece ser tarefa simples quando se lê
as palavras num dicionário, contudo decifrar os movimentos representados por
estes dois "ismos" é mais complexo. Saber quem são e o que pensam as pessoas
que formam estes dois grupos que se complementam e às vezes se confundem requer
uma análise mais profunda do que uma simples frase, muitas vezes
preconceituosa. Entender o que pensam os membros destes dois grupos de
indumentárias distintas e outras vezes tão semelhantes, é complexo. Decifrar
estas duas tribos com guerreiros aquartelados nos Centros de Tradições Gaúchas
(CTGs) ou nos ginásios de esporte que viram cenários para os festivais, não é
fácil. Conhecer as lideranças dos que ostentam cargos adquiridos através de
eleições e dos que conquistam posições por meio de suas prestigiosas
manifestações artísticas, é fundamental. É necessário recorrer à sociologia e à
antropologia para tentar desvendar o mistério de uma divisão quase oculta e ao
mesmo tempo tão declarada.
O
tradicionalismo gaúcho é um movimento organizado com uma estrutura hierárquica
rígida e um mapeamento do Estado. É quase como um governo paralelo
especificamente para o gerenciamento da tradição, mas não exclusivamente. Há
uma questão humana intrínseca. Possui um presidente na capital, trinta
coordenadores nas chamadas Regiões Tradicionalistas (RTs) e os patrões nos
Centros de Tradições Gaúchas. Há cidades que possuem ainda uma associação das
entidades, cujo presidente tem sua posição hierárquica estabelecida entre o
patrão e o coordenador. Como primeiras-damas culturais existem as primeiras
prendas em três modalidades e três níveis. As modalidades são mirim, juvenil e
adulta e os níveis são as prendas das entidades, das regiões e do Estado. Um
cargo surgido mais recentemente é o de Peão Farroupilha, nos mesmos níveis das
prendas e nas modalidades de piá e adulto. Todos são uma espécie de relações
públicas do tradicionalismo e conquistam seus cargos num verdadeiro vestibular
cultural. Ao contrário do nativismo, há uma rigidez quase militar no
tradicionalismo no que tange a indumentária. Chega em alguns casos no limite de
que a imagem vale mais do que o conteúdo.
O nativismo gaúcho não é uma entidade
e sim um movimento cultural cuja união está na identificação pessoal e na
semelhança de produção artística de seus membros. Os líderes são os artistas e
os organizadores de festivais, mas não há uma hierarquia estabelecida entre eles.
Ambos possuem associações independentes na expectativa de uma organização
maior, porém não se pode comparar com as diretorias e patronagens do
tradicionalismo. Os guerreiros desta tribo são os admiradores da música nativa,
da poesia gaúcha e da pajada rio-grandense. Seguem seus ídolos, mas não lhes
dão exclusividade. Aplaudem e consomem o produto cultural dos que mais se
identificam. Vão aos festivais com o mesmo entusiasmo com que frequentam os
CTGs. Há migrantes entre os grupos, contudo pode-se afirmar independente de
qualquer pesquisa de que o tradicionalismo municia o nativismo com maior contingente de pessoas do que o contrário.
Se há
diferença organizacional entre eles, há semelhança sentimental. Ambos sustentam
seus discursos ideológicos no amor à Terra. Tradicionalismo e nativismo cantam
as belezas da querência, envergam indumentária típica, demonstram, cada um à
sua moda, amor pelo Rio Grande do Sul e são sustentados pelo concurso. Embora
nesta demonstração de apego ao pago, o tradicionalismo dance mais do que cante
e o nativismo quase que exclusivamente cante, este ano o Movimento
Tradicionalista Gaúcho (MTG) cria um festival de música que abrange todas as
RTs, o que significa uma mobilização estadual.
Pela visão antropológica, ambos
os segmentos são agregadores da família e do grupo local. Possuem a linguagem
dos signos herdada de ancestrais. Falam do seu mundo com a dimensão de seu
conhecimento. São responsáveis pelo crescimento da auto-estima do povo
rio-grandense e grandes propulsores da economia estadual. Enquanto o
tradicionalismo estuda o folclore e a tradição, o nativismo está mais voltado
para a manifestação folclórica. O primeiro define o corpus de sua atuação
dentro do que estabelece como tradicional e folclórico e o segundo busca
universalizar estes dados com enfoque poético-musical mais abrangente e
inovador.
As pontas de cores distintas do quadro imaginário que define a
cultura gaúcha se debatem nesta questão. Os mais entusiastas do tradicionalismo
julgam que o nativismo está deturpando a cultura gaúcha e os vanguardistas do
nativismo acusam os tradicionalistas de serem responsáveis pelo saudosismo
cultural. Já os que são representados pelo matiz dégradé, visualizam o
somatório do poder cultural que os dois movimentos proporcionam para o
engrandecimento espiritual dos habitantes do Estado. Juntos, eles mobilizam
mais de um milhão de pessoas. Isto só no Rio Grande do Sul, haja vista que a
cultura gaúcha está presente em todos os estados brasileiros e fora do
território nacional com grande representatividade.
Barbosa Lessa, ao fundamentar
o tradicionalismo afirma que "... as duas unidades sociais mais
importantes como transmissoras de cultura são a família e o grupo local".
Nos grandes centros populacionais urbanos os CTGs são os locais da fuga do
individualismo das metrópoles. As pessoas buscam reencontrar o sentimento de
grupo local, com os mesmos objetivos e atividades.
A cultura gaúcha como um
todo é provedora deste encontro familiar. A freqüência nos CTGs, rodeios e
festivais normalmente é de três gerações. Estando os grupos de diferentes
idades voltados ao mesmo objetivo, a herança cultural é legada com maior
facilidade entre eles e o fortalecimento do regionalismo é mais pulsante.
Encontrada no seio da cultura gaúcha, a família rio-grandense posiciona-se na
defesa de seus mais íntimos anseios. Os pais acompanham o crescimento etário e
cultural de seus filhos e os apóiam nos momentos de dificuldade como amigos da
mesma entidade social, sem deixarem de ser exemplos e ídolos. Tanto que o
rodeio crioulo, uma das atividades recreativas do tradicionalismo, institui o
concurso de laço "pai e filho", incentivando a integração familiar.
Da mesma forma acontece no nativismo quando um jovem sobe ao palco para
defender sua música num determinado festival, toda a família oferece apoio à
sua atuação.
A sociabilidade familiar, um dos maiores problemas da comunidade
mundial na atualidade, tem na cultura gaúcha um ponto de apoio importante. Seus
exemplos estão presentes desde os CTGs dos mais remotos rincões até os da
capital gaúcha.
As lideranças de ambos os movimentos também mobilizam as
famílias na questão organizacional. É comum encontrar casais participativos nos
CTGs ou na organização de festivais de música ou poesia. Quando no grande
grupo, em congressos do Movimento Tradicionalista Gaúcho ou nas reuniões da
Associação das Comissões Organizadoras de Festivais de Música do Rio Grande do
Sul, é uma grande família. Barbosa Lessa faz uma afirmação sociológica para o
evento: "qualquer sociedade poderá evitar a dissolução enquanto for capaz
de manter a integridade de seu núcleo cultural." Nestes encontros há o
congraçamento de pessoas de todas as facções partidárias, todas as classes
sociais, credos e cores. A cultura é o objetivo comum para o qual todos
convergem suas dedicações.
Embora isso aconteça na comunidade local, os
comandos políticos, distantes do fato cultural, teorizam equivocadamente sobre
a cultura gaúcha. Os da extrema direita e da extrema esquerda julgam que a
estrutura das estâncias na cultura gaúcha, patrões e peões, seja ideologicamente
a favor da primeira e contra a segunda. Ambos estão enganados, por que ela está
acima disso. É uma característica atribuída ao meio de vida do rio-grandense.
"O gaúcho é socialmente um produto do Pampa, como politicamente é um
produto da guerra", afirma o pensador fluminense Oliveira Vianna em seu
livro Populações Meridionais do Brasil.
Nos festivais há uma comemoração da
arte criada em relação aos temas, mais do que uma vinculação política que ela
possa expressar, e normalmente as letras de música estão recheadas de defesa
das questões humanas. O antropólogo rio-grandense Ruben Gorge Oliven registra
em seu livro A Parte e o Todo - A Diversidade Cultural do Brasil-Nação-, algo
comprobatório deste amor à arte acima de tudo. "... o que me chama atenção
é o fato de o público aplaudir indistintamente músicas a favor ou contra a
figura tradicional do gaúcho." E complementa: "Mas o público parece
vibrar com todas; acho que, na realidade, as pessoas vibram com a celebração da
identidade gaúcha."
Fonte:
http://www.mtg.org.br/public/libs/kcfinder/upload/files/EDITORIAIS/Tradicionalismo%20ou%20Nativismo.pdf
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