“escrever com a imagem e ver com a
palavra.”– Maureen Bisilliat
“Travessia perigosa, mas é a da
vida.”– João Guimarães Rosa, no livro ‘Grande Sertão: Veredas’.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 542.
“Vou lhe falar. Lhe falo do
sertão. Do que não sei. Um grande sertão! Não sei. Ninguém ainda não sabe. Só
umas raríssimas pessoas.”– João Guimarães Rosa, no livro ‘Grande Sertão: Veredas’. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2006, p. 100.
Boiada nos campos de Curvelo, MG,
no início da viagem aos gerais. 1963-1967 – foto: © Maureen Bisilliat – Acervo
IMS
“Agora, que o senhor ouviu,
perguntas faço. Por que foi que eu precisei de encontrar aquele Menino?
Toleima, eu sei. Dou, de. O senhor não me responda.”
– João Guimarães Rosa, no livro ‘Grande Sertão: Veredas’. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2006, p. 109.
“É o que eu digo, se for… Existe é
homem humano.”
– João Guimarães Rosa, no livro ‘Grande Sertão: Veredas’.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 608.
“A culpa minha, maior, era meu
costume de curiosidades de coração. Isso de estimar os outros, muito ligeiro,
defeito esse que me entorpecia.”
– João Guimarães Rosa, no livro ‘Grande Sertão: Veredas’. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2006.
A JOÃO GUIMARÃES ROSA
– por Maureen Bisilliat (IMS – Séries | 24.9.2013)Voltas no tempo ‘A João Guimarães
Rosa’
Tudo começou em 1963, quando ganhei de um amigo um exemplar de Grande sertão: Veredas, de Guimarães Rosa – não sem a observação de que talvez não conseguisse compreender a linguagem especialíssima do autor. Não só compreendi como mergulhei nas águas daquele mar de palavras – o sertão não viraria mar? -, inspirada e instigada a investigar a relação direta de Rosa com os gerais de Minas Gerais. Assim, durante os anos 60 viajei por essas terras seguindo um roteiro sugerido pelo autor, iniciando pelas raízes – Curvelo, Cordisburgo, Andrequicé -, subindo pelo tronco da árvore, expandindo pelos galhos, até chegar em Januária, no norte de Minas. Desloquei-me para lá e, ao voltar de cada viagem, ia visitar o escritor, então chefe do Serviço de Demarcação de Fronteiras do Itamaraty.
Tudo começou em 1963, quando ganhei de um amigo um exemplar de Grande sertão: Veredas, de Guimarães Rosa – não sem a observação de que talvez não conseguisse compreender a linguagem especialíssima do autor. Não só compreendi como mergulhei nas águas daquele mar de palavras – o sertão não viraria mar? -, inspirada e instigada a investigar a relação direta de Rosa com os gerais de Minas Gerais. Assim, durante os anos 60 viajei por essas terras seguindo um roteiro sugerido pelo autor, iniciando pelas raízes – Curvelo, Cordisburgo, Andrequicé -, subindo pelo tronco da árvore, expandindo pelos galhos, até chegar em Januária, no norte de Minas. Desloquei-me para lá e, ao voltar de cada viagem, ia visitar o escritor, então chefe do Serviço de Demarcação de Fronteiras do Itamaraty.
Andrequicé, 1966
Porta de entrada para os gerais de Guimarães, companheiro de viagem de Manuelzão – Manuel Nardi, vaqueiro-mor, personagem central de uma das novelas de Corpo de Baile: “Miguilim e Manuelzão”, do ali lembrado escritor João Guimarães Rosa.
Comecei a conhecer os sertões por suas veredas. Iniciei minha busca seguindo de ônibus para Minas, parando primeiro em Cordisburgo, lugar de nascimento do autor, prosseguindo rumo ao norte e chegando em Andrequicé, povoado pequeno, pouso na rota das boiadas pelos sertões. Ao chegar, o sol se escondendo no horizonte, acerquei-me de um pequeno boteco e, após me apresentar como alguém em busca dos rastros de Guimarães, fui acolhida com uma boa notícia: “A moça está com sorte, pois não é que chegou agorinha mesmo o Manuelzão do Rosa, vindo direto da fazenda para uma celebração de crisma em Andrequicé!” Sim, o próprio Manuel Nardi, inspirador do conto “Manuelzão e Miguilim”, publicado em 1956, como parte do livro Corpo de baile: um bom augúrio para a busca planejada!
Indaguei acerca de um lugar para pernoitar e o moço do boteco me levou à casa de uma velha senhora que me recebeu com a acolhida espontânea e ampla dos que pouco têm, mas muito oferecem: ovo frito, saborosa farofa e um café mineiro, doce, perfumado e ralo, daqueles que descem como água benta apaziguando a sede!
Dormi com a candeia acesa, a esteira no chão. Acordei cedo, o sol despontando no horizonte, no friozinho da madrugada. E lá estava ele, Manuelzão, sombra esguia na parede caiada, chapéu de abas firmes, capa de feltro azul, rosto de couro curtido, olhar de águia me aguardando sem prosa, pronto para o retrato que viria a ser – para mim e para muitos – emblemático da estirpe rija dos gerais de Guimarães. De repente, me olhando a esmo, deparei com a figura de um homem – um vaqueiro, talvez?
BIOGRAFIA DE MAUREEN BISILLIAT
Filha de um diplomata argentino e de uma pintora inglesa, Maureen viveu uma infância itinerante entre Inglaterra, Estados Unidos, Dinamarca, Colômbia, Argentina e Suíça. Esse desenraizamento cultural, apontado por ela mesma, começou a terminar quando, em 1953, mudou-se para São Paulo em companhia do fotógrafo espanhol José Antonio Carbonell, seu primeiro marido. Estudante de pintura desde o ano anterior, começou a se interessar por fotografia por influência de Carbonell, realizando seus primeiros experimentos tendo como modelos imigrantes japoneses de uma plantação de algodão no interior de São Paulo.
“Digo: o real não está na saída nem
na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia.”– João Guimarães Rosa, no livro ‘Grande Sertão: Veredas’. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2006.
Extraindo o polvilho da mandioca,
perto de Janurária, MG.1962-1966 – foto: © Maureen Bisilliat – Acervo IMS
“O querer-bem da gente se
despedindo feito um riso e soluço, nesse meio de vida.”– João Guimarães Rosa, no livro ‘Grande Sertão: Veredas’. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2006, p. 583.
Menino perto de forno para queima
de carvão de lenha – foto: © Maureen Bisilliat – Acervo IMS
Habitantes dos campos perto de
Lassance. MG, 1963-1967 – foto: © Maureen Bisilliat – Acervo IMS
Habitantes dos campos perto de Lassance. MG, 1963-1967 – foto: © Maureen
Bisilliat – Acervo IMS
“Tudo em mim, minha coragem: minha
pessoa, a sombra de meu corpo no chão, meu vulto. O que eu pensei forte, as mil
vezes: que eu queria que se vencesse; e queria quieto: feito uma árvore de toda
altura!”– João Guimarães Rosa, no livro ‘Grande Sertão: Veredas’. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2006, p. 555.
Retrato de Manuel Nardi, inspirador
do conto ‘Manuelzão e Miguilim’, de Guimarães Rosa, Andrequicé, MG. 1966 –
foto: © Maureen Bisilliat – Acervo IMS
“Sertão velho de idades. Porque
serra pede serra e dessas, altas, é que o senhor vê bem: como é que o sertão
vem e volta. Não adianta se dar as costas. Ele beira aqui, e vai beirar outros
lugares, tão distantes. Rumor dele se escuta. “– João Guimarães Rosa, no livro ‘Grande Sertão: Veredas’. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2006,p. 542.
Gente de Andrequicé, Minas Gerais –
foto: © Maureen Bisilliat – Acervo IMS
“Sertão que se alteia e se abaixa.
Mas que as curvas dos campos estendem sempre para mais longe. Ali envelhece
vento.”– João Guimarães Rosa, no livro ‘Grande Sertão: Veredas’. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2006, p. 542.
Vaqueiros conduzem a boiada,
(1962-1966) – Curveio. 1962-1966 – foto: © Maureen Bisilliat – Acervo IMS
“Um espaço para os de meia-razão.”– João Guimarães Rosa, no livro ‘Grande Sertão: Veredas’.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 314.
A João Guimarães Rosa. foto ©
Maureen Bisilliat – Acervo IMS
“A gente principia as coisas, no
não saber porque, e desde aí perde o poder de continuação — porque a vida é
mutirão de todos, pôr todos remexida e temperada. Sertão. O senhor sabe: sertão
é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha
armado!”– João Guimarães Rosa, no livro ‘Grande Sertão: Veredas’. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2006.
Alpendre com cuias e gamela, perto
de Januária. 1962-1966 – foto: © Maureen Bisilliat – Acervo IMS
Fome Interior de Minas Gerais e
Menina soberba. Interior de Minas Gerais. — ambas da série A João Guimarães
Rosa. 1962-1966 – foto: © Maureen Bisilliat – Acervo IMS
“Só outro silêncio. O senhor sabe
o que o silêncio é? É agente mesmo, demais.”– João Guimarães Rosa, em “Grande Sertão: Veredas”. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2006.
“E nisto, que conto ao senhor, se
vê o sertão do mundo. Que Deus existe, sim, devagarinho, depressa. Ele existe –
mas quase só por intermédio da ação das pessoas: de bons e maus. Coisas imensas
no mundo. O grande-sertão é a forte arma. Deus é um gatilho?”– João Guimarães Rosa, em “Grande Sertão: Veredas”. Rio de Janeiro: Editora
Nova Aguilar, 1994.
A João Guimarães Rosa, de Maureen
Bisilliat
Levava, a cada encontro, um calhamaço de fotografias
captadas nas terras do autor de Sagarana e, atrás de cada uma, ele anotava
detalhes – nome, idade, solteiro, casado ou viúvo, lugar de encontro, como e
quando etc. -, recebendo através das imagens mensagens dos gerais. No final de
nossas reuniões, ele sempre me acompanhava até o elevador e me desejava uma boa
próxima viagem, dizendo estar certo de que eu, como irlandesa, iria compreender
os eflúvios poéticos dos gerais, devido à semelhança entre aquela região e a
Irlanda (“Irlandesa Cigana” foi, aliás, como ele me apelidou, teria ele
entrevisto alguma ancestralidade cigana nos meus cabelos longos, roupas amplas,
sandálias no pé?).
Anos depois desses nossos
encontros, fui visitar sua viúva, Dona Aracy, no prédio onde eles tinham morado
em Copacabana, Posto 6. Lá, ela me levou até uma pequena sala, entre os
rochedos e o mar, e contou que fora ali que Rosa escrevera seu Grande sertão.
“Noite após noite”, confidenciou-me, “eu levava para ele duas ou três trocas de
pijama, pois enquanto escrevia transpirava muito, banhando-se em suor. Ele me
dizia que recebia a obra assoprada, sendo ele apenas receptor”.
Pedi
licença para tirar o seu retrato. Sisudo e cismado, ele não quis me atender.
Satisfeita com a sorte, feliz da vida, com Manuelzão na máquina, passei o dia
fotografando boiadas na poeira do campo. No fim do dia, de volta para
Andrequicé, avistei a figura do homem, lá me esperando, calmo e quieto, no
aguardo de seu retrato: era isso que ele queria ter. Acontece que de manhã,
quando me viu pela primeira vez, ficou com medo. Por ser cigano achou que eu
era da polícia e estava lá para prendê-lo. Era isso, então. Como os romas da
França de Sarkozy, os ciganos dos gerais também são malvistos, estigmatizados
como gatunos e ladrões de cavalos, vítimas de velhos preconceitos encravados na
contramão da história, levando a guerras e desentendimentos entre nações!
A inglesa Sheila Maureen Bisilliat (Englefieldgreen, Surrey, Inglaterra 1931),
construiu desde os anos 1950, quando se mudou para o Brasil, um dos mais
sólidos trabalhos de investigação fotográfica da alma brasileira, aliando a seu
olhar de estrangeira um respeito profundo por seus temas – sobretudo sertanejos
e índios – e a busca de apoio conceitual na antropologia e em grandes obras da
literatura nacional. Desde dezembro de 2003, sua obra completa está incorporada
ao acervo do Instituto Moreira Salles, num total de 16.251 imagens, entre
fotografias, negativos em preto e branco e cromos coloridos.
Após algumas temporadas no
exterior – em Paris, em 1955, onde estudou pintura com André Lhote; em Nova
York, dois anos depois, para frequentar o Arts Students League; e na Venezuela,
em 1959, onde trabalhou como telefonista – Maureen retornou ao Brasil e, já
separada de Carbonell, começou a se dedicar mais intensamente à fotografia,
terminando por abandonar a pintura. Desta, porém, restou seu fascínio
expressionista pelo claro-escuro e pelos enquadramentos surpreendentes.
A globe-trotter estava prestes a finalmente fixar raízes. Data de 1960 seu primeiro contato com Jorge Amado, que lhe inspirou a ideia de realizar um trabalho de “equivalência fotográfica” sobre obras literárias nacionais. Poucos anos depois, ao percorrer o sertão de Minas Gerais em busca de imagens que dialogassem com Grande sertão: veredas, obra-prima de Guimarães Rosa, Maureen já tinha se naturalizado brasileira.
De 1964 a 1972, fotojornalista contratada da Editora Abril, realizou para revistas como Realidade e Quatro Rodas ensaios que ficaram célebres, entre eles “A batucada dos bambas”, sobre o samba tradicional carioca, e “Caranguejeiras”, retratando mulheres catadoras de caranguejos na aldeia paraibana de Livramento. Paralelamente, dava prosseguimento a suas “equivalências fotográficas” com a literatura, que entre os anos 1960 e 1990 publicaria numa série de livros importantes. Além de Rosa e Amado, travou diálogos com as obras de Euclides da Cunha, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Adélia Prado e Mário de Andrade, este a inspiração para o ensaio que expôs numa sala especial da XVIII Bienal de São Paulo, em 1985, baseado no livro O turista aprendiz.
Editora incansável de sua própria obra, Maureen lançou ainda dois volumes notáveis sobre o Parque Nacional do Xingu, ambos chamados Xingu, com os subtítulos Detalhes de uma cultura (1978) e Território tribal (1979). Também sobre a região, que visitou diversas vezes, codirigiu com Lúcio Kodato o documentário de longa-metragem Xingu/terra. A paixão pelo vídeo passou a absorvê-la cada vez mais a partir dos anos 1980, mas, nos anos 1990, Maureen ainda publicou livros com ensaios fotográficos de viagens à África, ao Líbano e ao Japão.
Em 1988, com Jacques Bisilliat, seu marido, e Antônio Marcos da Silva, foi convidada por Darcy Ribeiro para montar o acervo de arte popular latino-americana, origem do Pavilhão da Criatividade da Fundação Memorial da América Latina. Foi curadora do espaço de sua criação até 2011.
Em 2009, o IMS lançou a exposição e o livro Fotografias, uma visão panorâmica de sua carreira, com participação da própria Maureen Bisilliat na curadoria.
:: Fim de rumo, terras altas, Urucúia; ensaio fotográfico de Maureen
Bisilliat. [Fragmentos extraídos de Grande sertão: veredas de João Guimarães
Rosa]. 1ª ed., cor. São Paulo: Gráficos Brunner, 1969.
:: A João Guimarães Rosa. [fotografia Maureen Bisilliat; textos João Guimarães Rosa]. São Paulo: Gráficos Brunner, 1969; 3ª ed., 1979.
:: Fotografias: Maureen Bisilliat. São Paulo, SP: Instituto Moreira Salles, 2009.
OUTRAS FONTES E REFERÊNCIAS DE PESQUISA
:: BOZIO, Maria Catarina Rabelo. O sertão imagético de João Guimarâes Rosa e Maureen Bisilliat: dez descrições. (Monografia Graduação em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2012. Disponível no link. (acessado em 22.6.2016)
:: Itaú Cultural: Maureen Bisilliat- biografia (acessado em 22.6.2016).
Aguardando a boiada, Curvelo, MG.
1962-1966 – foto: © Maureen Bisilliat – Acervo IMS
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