A chita, tecido símbolo da cultura
popular, presentemente está no discurso da moda, sendo sem dúvida uma das
maiores e primeiras xilogravuras feitas no Brasil. Sua história espelha um
pouco a trajetória da alma brasileira. Tal como a gravura, a chita foi
produzida no Brasil no momento que foi instalada a Imprensa Régia e o Collegio
das Fábricas. Ontem, a chita se prestava à simples forração de colchões. Hoje,
com suas releituras, fascina a todos, cobre quase tudo... ou quem quiser.
Insere-se nos mais diversificados espaços sociais, sempre se ressignificando.
Transformou-se na história ganhando status não convencional, induzida pela
indústria cultural e meios de comunicação. Assim como a xilogravura, o desenho
da chita expressa uma linguagem particular e ‘fala’ ao mundo da moda, enquanto
escritura visual.
Para acessar o artigo na íntegra: http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s4/liana_chaves.pdf
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