Este artigo foi idealizado a partir de um seminário realizado na
disciplina de Laboratório de Danças Folclóricas do Curso de
Dança –Licenciatura da
Universidade Federal de
Pelotas (UFPel). Este
estudo propõe problematizar a
Milonga dentro de uma perspectiva histórica e seus desdobramentos na cultura
pampeana, mais especificamente nos contextos sul-rio-grandense (Brasil),
uruguaio e argentino. Para essa pesquisa foi realizado um levantamento inicial em
Plataformas Digitais com o
objetivo de obter
trabalhos que debatessem a
temática proposta. Foi observada
uma carência de
estudos que abordassem
a Milonga, principalmente sob a perspectiva da dança. No
âmbito dos materiais
encontrados, foi possível
perceber a significativa influência do
Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para a disseminação desta poética
pelo Rio Grande do Sul. Por fim, é importante ressaltar a
valiosa experiência proporcionada
pelo seminário realizado
na disciplina de
Laboratório de Danças Folclóricas, pois o
mesmo possibilitou o
estudo deum tema relevante
para a discussão
de temáticas como cultura, identidade
e folclore atentando, neste caso,
para as possibilidades poéticas fronteiriças e os atravessamentos culturais na Região do
Pampa.
Para acessar o artigo na íntegra: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1123/925
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