A literatura infanto-juvenil representa um espaço de formação de ideias e de sujeitos. Essa visão vem ser marcada, no Brasil, notadamente por Monteiro Lobato, a partir de uma literatura que propõe à criança leitora outros caminhos, o conhecimento antes omitido. Nesse tratar com serie- dade, por suas obras, Lobato propõe leituras críticas. Neste artigo analisaremos a obra Histórias de Tia Nastácia (1937) abordando justamente o viés crítico e reflexivo que é proposto, pelas personagens do sítio, sobre o folclore brasileiro. Juntamente às leituras das obras de Lobato, buscamos apoio nas ideias de Câmara Cascudo, Alvarez e Lajolo.
Para acessar o artigo na íntegra: https://www.neliufpe.com.br/wp-content/uploads/2015/10/01.pdf
Fonte Imagem:
LOBATO, Monteiro. - HISTORIAS DE TIA NASTACIA. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1937. PRIMEIRA EDIÇÃO. Ilustrações de Raphael de Lamo.
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