quarta-feira, 16 de junho de 2021

Mário de Andrade e a Cultura Popular Brasileira

 

Retrato de Mário de Andrade por Lasar Segall (1927)

Também temos a nossa função social e haveremos de cumprila, quaisquer que hajam de ser os espinhos da estrada. Silvio Romero, Folclore Brasileiro: Cantos Populares no Brasil, 1985, p. 317)

Nós temos que dar ao Brasil o que ele ainda não tem e que por isso ainda não viveu, nós temos que dar uma alma ao Brasil e para isso todo sacrifício é grandioso, é sublime. Mário de Andrade, Cartas a Manuel Bandeira,1988, p. 234)

 

Como podemos apreender em Mário de Andrade uma visão homogênea sobre a cultura brasileira? Para tal exercício, acreditamos ser fundamental uma análise da cultura popular em si e de como ela surge no debate intelectual europeu e brasileiro. Deste modo, faz-se necessária a análise do contexto intelectual dos anos 20 e 30, de outros autores como Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, os quais consolidaram certas visões sobre a cultura brasileira, influenciadas ou mesmo influenciando direta ou indiretamente a visão do autor sobre a cultura. Mapeamos também outras fontes como as vanguardas européias e a concepção de cultura de Silvio Romero, com a qual tais intelectuais do início do século XX tiveram que dialogar como uma das principais heranças do pensamento social do século XIX, não podendo a ela se furtar, apesar do desejo de ruptura. Também buscamos mostrar como a concepção de cultura de Mário remete à construção do conceito tal como o do romantismo alemão do fim do século XVIII acerca da cultura, e também como este conceito se move na sua produção artística sob forma carnavalizada.

Para acessar a dissertação na íntegra: 
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/98967/daufenback_v_me_arafcl.pdf;jsessionid=D8
30CA01C3E296AF97689AE850448CF0?sequence=1

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