Através das
conexões entre arte e política; procuramos compreender como o Brasil foi
imaginado nas páginas da revista em quadrinhos Pererê (out. 1960- abr. 1964);
de Ziraldo. Defendemos que esta construção se dá tanto do ponto de vista
estético quanto do político-institucional: Pererê; publicada pela Editora O
Cruzeiro e primeira revista em quadrinhos de autor brasileiro a contar com
grandes tiragens no concorrido mercado brasileiro; lançou histórias sobre
Revolução Cubana; Brasília; brincadeiras infantis; um Papai Noel estrangeiro e
uma versão fora de forma e gananciosa de Tarzan; por exemplo. Ao mesmo tempo;
artistas organizavam-se em torno da reserva legal de mercado para o quadrinho
nacional dentre eles; Ziraldo. Sendo assim; a pesquisa procura analisar como
Ziraldo; através de Pererê; pôde conciliar o caráter autoral de sua obra com as
necessidades do mercado de quadrinhos e com as discussões gerais em torno de
temas como nacionalismo e cultura popular presentes naquele período e como tudo
isso contribuiu para uma visão imaginada do Brasil.
Para acessar a dissertação na íntegra:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=181773
Nenhum comentário:
Postar um comentário